segunda-feira, 6 de agosto de 2012

APRESENTAÇÂO


APRESENTAÇÃO
Sou Tecnólogo em Gestão da Qualidade, Especialização em Administração, e Técnico em Segurança do Trabalho, criei esse blog para auxiliar o mercado a tratar seu cliente como ele merece. Trarei aqui sugestões de como implantar o Sistema de Gestão da Qualidade – SGQ.
O Tecnólogo dessa área tem como habilidade acompanhar os processos de produção industrial, a rotina de trabalho e a prestação de serviços em empresas de diversos setores, em busca de maior qualidade e produtividade.
Pode trabalhar em diversos ramos, como fábricas, estabelecimentos comerciais, instituições financeiras e empresas prestadoras de serviços, para garantir que sejam cumpridos padrões de normalização e metrologia internacionais.
Pode especializar-se em auditorias para órgãos internacionais que emitem as certificações de qualidade, como as da série ISO, trabalhar em laboratórios de metrologia ou voltar-se para a área de recursos humanos, desenvolvendo políticas de integração, atualização e reciclagem de quadro de funcionários.
Minha atuação principal é a área de recursos humanos, pois acredito que para o sucesso do SGQ é necessário uma formação continuada dos recursos humanos presente na organização.

IMPORTANTE
A Gestão da Qualidade não precisa, necessariamente, a adoção de alguma certificação embora este seja o meio mais comum e o mais difundido, porém, sempre envolve a observância de alguns conceitos básicos, ou princípios de Gestão da Qualidade, que podem e devem ser observados por qualquer organização:
Focalização no cliente: qualquer organização tem como motivo de sua existência a satisfação de determinada necessidade de seu cliente, seja com o oferecimento de um produto ou serviço. Portanto, o foco no cliente é um princípio fundamental da gestão da qualidade que deve sempre buscar o atendimento pleno das necessidades do cliente sejam elas atuais ou futuras e mesmo a superação das expectativas deste;
Liderança: cabe aos líderes em uma organização criar e manter um ambiente propício para que os envolvidos no processo desempenhem suas atividades de forma adequada e que se sintam motivadas e comprometidas a atingir os objetivos da organização;
Envolvimento das pessoas: toda organização é formada por pessoas que, em conjunto, constituem a essência da organização. Portanto, a gestão da qualidade deve compreender o envolvimento de todos, o que possibilitará o uso de sãs habilidades para o benefício da organização;
Abordagem por processos: a abordagem por processos permite uma visão sistêmica do funcionamento da empresa como um todo, possibilitando o alcance mais eficiente dos resultados desejados;
Abordagem sistêmica: a abordagem sistêmica na gestão da qualidade permite que os processos inter-relacionados sejam identificados, entendidos e gerenciados de forma a melhorar o desempenho da organização como um todo;
Melhoria contínua: para que a organização consiga manter a qualidade de seus produtos atendendo suas necessidades atuais e futuras e encantando-o (excedendo suas expectativas), é necessário que ela tenha seu foco voltado sempre para a melhoria contínua do seu processo e produto/serviço;
Abordagem factual para a tomada de decisão: todas as decisões dentro de um sistema de gestão de qualidade devem se tomadas com base em fatos, dados concretos e análise de informações, o que implica na implementação e manutenção de um sistema eficiente de monitoramento;
Benefícios mútuos nas relações com fornecedores: a organização deve buscar o relacionamento de benefício mútuo com seus fornecedores através do desenvolvimento de alianças estratégicas, parcerias e respeito mútuo, pois o trabalho em conjunto de ambos facilitará a criação de valor.

fonte: infoescola.

5 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa de divulgação do curso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline, fico feliz que pode ver e participar do blog.
      Gostaria de dizer que ele é aberto a participação de todos. Caso queira escrever um artigo, sua experiência fica a vontade.

      Um forte abraço
      Gestor da Qualidade

      Excluir
  2. Muitas das informações aqui divulgadas, foram pinçadas da página do curso de Gestão da Qualidade, do IFMG, do Campus Ouro Preto, além de outras fontes. Acho pertinente citar as devidas referências.
    De qualquer modo, acho interessante toda iniciativa que venha ao encontro de divulgar nossos profissionais para o mercado.
    Abraços a todos, Prof Arnaldo Freitas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Professor Arnaldo, fico muito feliz por sua participação. Essa primeira postagem foi inteiramente feita com base nas informações da página da internet da infoescola. Já o segundo post foi sim retirado da página do IFMG, também como pode ser visto informei a fonte.
      Estou completamente realizado com sua participação, afinal sou muito fã do seu trabalho e de seu profissionalismo. Fico feliz por se preocupar, e sempre orientar seus "Pupilos".
      Gostaria que o senhor participasse com um artigo no blog, caso seja possível. Seu trabalho irá enriquecer ainda mais essa iniciativa.

      Um forte abraço
      Gestor da Qualidade
      PS. Sei que o senhor tem o email de todos seus alunos e ex-alunos gostaria de pedi-lo que informe a todos sobre esse blog e eles também possam participar.

      Excluir
  3. Prezado gestor,
    Eu fico muito honrado por suas considerações a meu respeito. Fico muito feliz e grato ao mesmo tempo.

    Bem, estou tentando mobilizar ações sobre o concurso de Valadares (Tecnólogo em Gestão da Qualidade), assim, peço a gentileza de entrar em contato comigo via cell.
    Forte abraço. Prof Arnaldo

    ResponderExcluir