APRESENTAÇÃO
Sou Tecnólogo em Gestão da Qualidade, Especialização
em Administração, e Técnico em Segurança do Trabalho, criei esse blog para
auxiliar o mercado a tratar seu cliente como ele merece. Trarei aqui sugestões
de como implantar o Sistema de Gestão da Qualidade – SGQ.
O Tecnólogo dessa área tem como habilidade acompanhar
os processos de produção industrial, a rotina de trabalho e a prestação de
serviços em empresas de diversos setores, em busca de maior qualidade e
produtividade.
Pode trabalhar em diversos ramos, como fábricas, estabelecimentos
comerciais, instituições financeiras e empresas prestadoras de serviços, para
garantir que sejam cumpridos padrões de normalização e metrologia
internacionais.
Pode especializar-se em auditorias para órgãos
internacionais que emitem as certificações de qualidade, como as da série ISO,
trabalhar em laboratórios de metrologia ou voltar-se para a área de recursos
humanos, desenvolvendo políticas de integração, atualização e reciclagem de
quadro de funcionários.
Minha atuação principal é a área de recursos
humanos, pois acredito que para o sucesso do SGQ é necessário uma formação
continuada dos recursos humanos presente na organização.
IMPORTANTE
A Gestão da Qualidade não precisa, necessariamente, a adoção de alguma certificação embora este seja o meio mais comum e o mais difundido, porém, sempre envolve a observância de alguns conceitos básicos, ou princípios de Gestão da Qualidade, que podem e devem ser observados por qualquer organização:
A Gestão da Qualidade não precisa, necessariamente, a adoção de alguma certificação embora este seja o meio mais comum e o mais difundido, porém, sempre envolve a observância de alguns conceitos básicos, ou princípios de Gestão da Qualidade, que podem e devem ser observados por qualquer organização:
Focalização no cliente:
qualquer organização tem como motivo de sua existência a satisfação de
determinada necessidade de seu cliente, seja com o oferecimento de um produto
ou serviço. Portanto, o foco no cliente é um princípio fundamental da gestão da
qualidade que deve sempre buscar o atendimento pleno das necessidades do
cliente sejam elas atuais ou futuras e mesmo a superação das expectativas
deste;
Liderança:
cabe aos líderes em uma organização criar e manter um ambiente propício para
que os envolvidos no processo desempenhem suas atividades de forma adequada e
que se sintam motivadas e comprometidas a atingir os objetivos da organização;
Envolvimento das pessoas:
toda organização é formada por pessoas que, em conjunto, constituem a essência
da organização. Portanto, a gestão da qualidade deve compreender o envolvimento
de todos, o que possibilitará o uso de sãs habilidades para o benefício da
organização;
Abordagem por processos:
a abordagem por processos permite uma visão sistêmica do funcionamento da
empresa como um todo, possibilitando o alcance mais eficiente dos resultados
desejados;
Abordagem sistêmica:
a abordagem sistêmica na gestão da qualidade permite que os processos
inter-relacionados sejam identificados, entendidos e gerenciados de forma a
melhorar o desempenho da organização como um todo;
Melhoria contínua:
para que a organização consiga manter a qualidade de seus produtos atendendo
suas necessidades atuais e futuras e encantando-o (excedendo suas
expectativas), é necessário que ela tenha seu foco voltado sempre para a
melhoria contínua do seu processo e produto/serviço;
Abordagem factual para a tomada de
decisão: todas as decisões dentro de um sistema de gestão de
qualidade devem se tomadas com base em fatos, dados concretos e análise de
informações, o que implica na implementação e manutenção de um sistema
eficiente de monitoramento;
Benefícios mútuos nas relações com
fornecedores: a organização deve buscar o
relacionamento de benefício mútuo com seus fornecedores através do desenvolvimento
de alianças estratégicas, parcerias e respeito mútuo, pois o trabalho em
conjunto de ambos facilitará a criação de valor.
fonte:
infoescola.
Parabéns pela iniciativa de divulgação do curso.
ResponderExcluirOlá Aline, fico feliz que pode ver e participar do blog.
ExcluirGostaria de dizer que ele é aberto a participação de todos. Caso queira escrever um artigo, sua experiência fica a vontade.
Um forte abraço
Gestor da Qualidade
Muitas das informações aqui divulgadas, foram pinçadas da página do curso de Gestão da Qualidade, do IFMG, do Campus Ouro Preto, além de outras fontes. Acho pertinente citar as devidas referências.
ResponderExcluirDe qualquer modo, acho interessante toda iniciativa que venha ao encontro de divulgar nossos profissionais para o mercado.
Abraços a todos, Prof Arnaldo Freitas.
Olá Professor Arnaldo, fico muito feliz por sua participação. Essa primeira postagem foi inteiramente feita com base nas informações da página da internet da infoescola. Já o segundo post foi sim retirado da página do IFMG, também como pode ser visto informei a fonte.
ExcluirEstou completamente realizado com sua participação, afinal sou muito fã do seu trabalho e de seu profissionalismo. Fico feliz por se preocupar, e sempre orientar seus "Pupilos".
Gostaria que o senhor participasse com um artigo no blog, caso seja possível. Seu trabalho irá enriquecer ainda mais essa iniciativa.
Um forte abraço
Gestor da Qualidade
PS. Sei que o senhor tem o email de todos seus alunos e ex-alunos gostaria de pedi-lo que informe a todos sobre esse blog e eles também possam participar.
Prezado gestor,
ResponderExcluirEu fico muito honrado por suas considerações a meu respeito. Fico muito feliz e grato ao mesmo tempo.
Bem, estou tentando mobilizar ações sobre o concurso de Valadares (Tecnólogo em Gestão da Qualidade), assim, peço a gentileza de entrar em contato comigo via cell.
Forte abraço. Prof Arnaldo