quinta-feira, 9 de agosto de 2012

POR QUE IMPLEMENTAR UM SGQ?


Justificativa para um SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

Por que implementar um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) na minha empresa?  
Antes de mais nada é importante ressaltar que a decisão por implantar um SGQ em uma organização é uma opção estratégica e deve ser tomada pela alta direção. Esta decisão visa melhoraria e padronização:
A seguir são apresentados motivos e vantagens para se implementar um SGQ:
1 – O Sistema de Gestão torna a empresa mais moderna, prática, dinâmica e efetivamente integrada;
2 – As efetivas atividades relacionadas ao sucesso da organização;
3 – A Visão Estratégica através de uma Abordagem de Processos, permitindo melhores níveis de controle e melhoria contínua;
4 – Tornar a qualidade uma “filosofia administrativa” fazendo parte de todas as ações e iniciativas da empresa.
5 – Redução de desperdício
6 – Aumento da produtividade/eficiência
7 – Maior motivação dos funcionários
8 – Maior satisfação dos clientes
9 – Maior controle da administração
10 – Maior nível de organização interna

Esses motivos ou vantagens beneficiam as organizações que optaram em implementar um SGQ. Estes benefícios podem ser qualitativos, processuais e quantitativos, a seguir:
a) Benefícios qualitativos: utilização adequada dos recursos (equipamentos, materiais, mão-de-obra), disciplina a produção e uniformiza o trabalho, auxilia o treinamento e melhora o nível técnico da mão-de-obra, registra o conhecimento tecnológico, facilita a contratação ou venda de tecnologia;
b) Benefícios processuais: participação em programas de garantia da qualidade, controle de produtos e processos, padronização de controle e testes de laboratórios, segurança do pessoal e dos equipamentos, racionalização do uso e tempo;
c) Benefícios quantitativos: Redução do consumo e do desperdício (gestão de materiais), especificação de matérias-primas, padronização de componentes e equipamentos, redução de variedade de produtos, procedimentos para cálculos e projetos, aumento da produtividade, melhoria da qualidade de produtos e serviços.
Estes motivos confirmam que um sistema efetivo e bem monitorado assegura que os requisitos do cliente sejam considerados em todos os estágios, garantindo um bom projeto, performance, fornecimento preciso e serviço  eficiente, levando ao aumento de confiança do cliente e incorporando credibilidade aos produtos ou serviços finais.

fonte: ejros.com.br

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