Justificativa
para um SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE
Por que implementar um
Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) na minha empresa?
Antes de mais nada é
importante ressaltar que a decisão por implantar um SGQ em uma organização é
uma opção estratégica e deve ser tomada pela alta direção. Esta decisão visa melhoraria
e padronização:
A seguir são apresentados motivos e vantagens para se implementar um SGQ:
1 – O Sistema de Gestão torna a empresa mais moderna, prática, dinâmica e
efetivamente integrada;
2 – As efetivas atividades relacionadas ao sucesso da organização;
3 – A Visão Estratégica através de uma Abordagem de Processos, permitindo
melhores níveis de controle e melhoria contínua;
4 – Tornar a qualidade uma “filosofia administrativa” fazendo parte de
todas as ações e iniciativas da empresa.
5 – Redução de
desperdício
6 – Aumento da
produtividade/eficiência
7 – Maior motivação dos
funcionários
8 – Maior satisfação
dos clientes
9 – Maior controle da
administração
10 – Maior nível de
organização interna
Esses
motivos ou vantagens beneficiam as organizações que optaram em implementar um
SGQ. Estes benefícios podem ser qualitativos, processuais e quantitativos, a
seguir:
a)
Benefícios qualitativos: utilização adequada dos recursos (equipamentos,
materiais, mão-de-obra), disciplina a produção e uniformiza o trabalho, auxilia
o treinamento e melhora o nível técnico da mão-de-obra, registra o conhecimento
tecnológico, facilita a contratação ou venda de tecnologia;
b)
Benefícios processuais: participação em programas de garantia da qualidade,
controle de produtos e processos, padronização de controle e testes de
laboratórios, segurança do pessoal e dos equipamentos, racionalização do uso e
tempo;
c)
Benefícios quantitativos: Redução do consumo e do desperdício (gestão de
materiais), especificação de matérias-primas, padronização de componentes e
equipamentos, redução de variedade de produtos, procedimentos para cálculos e
projetos, aumento da produtividade, melhoria da qualidade de produtos e
serviços.
Estes
motivos confirmam que um sistema efetivo e bem monitorado assegura que os requisitos
do cliente sejam considerados em todos os estágios, garantindo um bom projeto, performance,
fornecimento preciso e serviço
eficiente, levando ao aumento de confiança do cliente e incorporando
credibilidade aos produtos ou serviços finais.
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